Descomplique o Ponto Haste Inclinado - Bordado a mão.
Foto: Ponto Haste Inclinado por Renata Callado - acervo pessoal.
Você ama bordar ponto haste? Vai amar ainda mais esta variação de ponto haste, o Ponto Haste Inclinado! Com uma inclinação mais acentuada este ponto tem muito charme tanto para contornos quanto para preenchimentos e sim é possível preencher áreas do bordado com ponto haste! Eu amo! Mas vamos ao passo a passo de hoje! Lembrando de um detalhe importante, como sou destra (tenho a mão direita dominante) trabalho as orientações para destros, porém para quem tiver a mão esquerda dominante e estiver lento as instruções deverá pensar no movimento do ponto espelhado (ao contrário do indicado abaixo). Agora sim podemos seguir!
Guia passo a passo: Como bordar o Ponto Haste Inclinado no bordado a mão
Passo1 - Começamos o ponto da esquerda para a direita, saímos com a agulha do verso para a frente do tecido e determinamos o tamanho do nosso ponto contando alguns fios da trama (da esquerda para a direita). Entramos da frente para o verso do tecido e inclinamos a agulha levemente acima do alinhamento do ponto feito, voltado o a agulha da direita para esquerda; saindo com a agulha do verso para a frente do tecido aproximadamente na metade do tamanho do ponto.
![]() |
Foto: Movimento inicial do Ponto Haste Inclinado Por Renata Callado - acervo pessoal. |
Passo2 - Lavamos a agulha da direita para a esquerda puxando totalmente a linha e continuamos procedimento levando a agulha da esquerda para direita, deixando a linha posicionada para baixo. Determinamos uma nova medida para os próximos pontos, equivalente a metade da medida do ponto inicial. Entramos da frente para o verso do tecido, voltando com a agulha da direita para a esquerda inclinando a mesma logo acima do ultimo ponto feito. Teremos o primeiro ponto haste inclinado concluído!
![]() |
Foto: Movimento inicial do Ponto Haste - Passo 2 Por Renata Callado - acervo pessoal |
![]() |
Foto: Primeiro Ponto Haste Inclinado Concluído Por Renata Callado - acervo pessoal |
Passo 3: Agora basta continuar do passo 2 em diante repetindo o movimento do ponto até o tamanho desejado para a sua carreira! Importante lembrar que seu ponto ficará ainda mais harmonioso se você conseguir manter uma mesma inclinação e equivalência entre os tamanhos dos ponto feitos. Outra dica, essa é uma preferência pessoal, mas vale experimentar é com relação ao tipo de linha que se está usando. As linhas em estrutura torçal, mais espessas (mais largas) e de toque acetinado ficam belíssimas neste ponto!
![]() |
Foto: Continuando a carreira de Ponto Haste Inclinado Por Renata Callado - acervo pessoal. |
![]() |
Foto: Sequencia de Ponto haste Inclinado Por Renata Callado - acervo pessoal |
Junto deste artigo para que você possa complementar seus estudos sobre o ponto haste inclinado, preparei com muito carinho um vídeo rápido que demonstra o movimento do ponto acontecendo! Assim, você poderá também usar o poder da sua observação e reproduzir o ponto em sua casa com bastante tranquilidade. No vídeo, trabalhei com duas posturas de mão, bordando o ponto haste inclinado com uso do bastidor e também sem o bastidor. Vale conferir!
Desejo que este conteúdo tenha te ajudado bastante e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática do bordado livre e criativo!
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!