Descomplique no Bordado: Borde agora Carreira de Lantejoula e Paetê Simples e Fácil de Fazer!
![]() |
Foto: Bordado com lantejoulas, por Renata Callado |
O brilho é sempre bem-vindo não só no carnaval, mas em toda época do ano, dependendo da ocasião e do modo como aplicamos o brilho em peças de vestuário, acessórios ou decoração no dia-a-dia; agrega valor e requinte a peça confeccionada.
Um belo bordado livre com lantejoulas e paetês pode ser uma excelente opção para dar um diferencial seu no look diurno, quando bem planejado e utilizado com bom senso traz a sofisticação e o encantamento próprio do velho e bom brilho.
Achados históricos comprovam a existência deste tipo de ornamento datado há aproximadamente dois mil e quinhentos anos antes de Cristo ( 2.500 a.C.) em formato de disco dourado, metal brilhoso típico daqueles que foram encontrados no túmulo de Tutancâmon, que já tinha a sua "camisetinha" básica, bordadinha com os ornamentos ancestrais da nossa lantejoula.
A versão que conhecemos hoje começou a ser produzida nos Estados Unidos da América, nos princípios do século XX. E tomou conta do mundo das artes, da moda, dos grandes espetáculos; espalhando-se nas mais diversas culturas.
Guia Passo a Passo: Como costurar lantejoula no bordado a mão.
Existem quatro modos diferentes, quatro técnicas para bordar lantejoulas. Uma delas é super popular, muito utilizada para o vestuário de paetê (peça de roupa inteiramente coberta por lantejoulas). A técnica permite que você forme uma carreira contínua com lantejoulas, de modo que consiga cobrir uma camiseta básica inteira, bordando uma lantejoula por vez; uma a uma.
Sim, é trabalhoso! Mas a mesma técnica pode ser utilizada para criar contornos brilhantes em desenhos e acabamentos, sem necessariamente ter que cobrir a peça inteira!
Mesmo se você nunca tenha bordado na vida, aprendendo esta técnica é possível realizar este trabalho. Caso queira customizar sua calça jeans ou blusa básica é a ideal!
Vale muito aprender e utilizar esta técnica no que a sua criatividade mandar!
Duas dicas infalíveis para você que nunca bordou, aplicar a lantejoula sem dificuldade:
Vamos lá!
Borde começando da esquerda para a direita, levando a linha e agulha neste sentido (esquerda-direita) esta referência inicial facilita todo o processo da costura em carreira;
![]() |
Foto: Canal Bordados Livres, Dica 1 - Paetê, por Renata Callado. |
Quando prender a primeira lantejoula entre com a agulha por baixo dela, alguns fios de tecido, alguns milímetros para dentro, isto irá fixar bem a primeira lantejoula e garantir o sucesso e uma alinhamento perfeito em sua carreira de paetês.
![]() |
Foto: Canal Bordados Livres, Dica 2 - Paetê, por Renata Callado |
Após prender a primeira lantejoula como recomendado, a segunda lantejoula deve ser posicionada a uma distância equivalente ao tamanho da lantejoula que você está usando. Ou seja, a medida entre o furo central da primeira lantejoula até o furo central da segunda lantejoula, deve ser do tamanho da lantejoula, deve ter a sua largura (diâmetro da sua circunferência).
![]() |
Foto: Canal Bordados Livres, Dica 3 - Paetê, por Renata Callado |
Este é um artigo completo e todas as dicas descritas acima e imagens podem ser vistas também em vídeo tutorial do canal Bordados Livres, complementando esta explicação.
Vem comigo bordar livremente!
Clique no vídeo!
![]() |
Compre aqui sua lantejoula metalizada a prova de água |
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!